Bicicletar

Incentivar o uso de transporte não motorizado está entre as principais soluções sustentáveis para desafogar o trânsito e reduzir o impacto ambiental.
O uso de ciclovias tem se tornado uma alternativa cada vez mais útil à mobilidade urbana, ao bolso, ao tempo, à saúde e ao meio ambiente. Grandes metrópoles que adotaram o uso das bikes como meio transporte têm colhido excelentes resultados e ganhado grande número de adeptos.
Amsterdã (Holanda), por exemplo, é considerada a melhor cidade do mundo para se pedalar. Diariamente, cerca de 40% da população utiliza a bicicleta para trabalhar, 40% o transporte público e só 20% o carro. Um cenário de sonho para qualquer cidade que sofre com problemas de mobilidade urbana.
A solução em duas rodas também quadruplicou em Nova York (EUA) na última década. Em Viena (Áustria) a infraestrutura para bicicletas chega a 1.700 km divididos em diversas formas, como vias e calçadas compartilhadas; ciclofaixas na via e nas calçadas; ciclovias e muitos bicicletários. Em Fortaleza prefeitura pretende ter 153 km de ciclovias em 5 anos. O projeto feito em Fortaleza propõe a implantação de 523 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas na cidade em 15 anos, com objetivo de ofertar e incentivar uma mobilidade mais sustentável. 

O uso de bicicleta aqui no Brasil ainda é visto como um tímido agente transformador da mobilidade urbana sustentável. Entretanto, seus benefícios são muitos: diminui o número de carros nas ruas e, consequentemente, os congestionamentos e os índices de poluição; gera autonomia e facilidade de deslocamento; contribui para a atração dos centros urbanos; tem baixíssimo impacto poluidor na construção das vias; aumenta a qualidade de vida dos adeptos; e reduz o stress, dentre outros.

Ciclovia - via exclusiva para bicicletas, paralela ao tráfego dos carros. Exemplos: canteiro central das avenidas Brigadeiro Faria Lima e Pedroso de Moraes.



Ciclofaixa – faixa pintada de vermelho localizada junto à pista dos veículos, sem uma separação, como acontece com na ciclovia. Ela é utilizada, normalmente, para lazer. 

 O PROJETO
Em Fortaleza criaram um projeto com parceria da prefeitura, com o intuito de incentivar as pessoas a usarem mais as bicicletas, em busca de uma cidade melhor.

SOBRE O PROJETO
O Sistema de Bicicletas Públicas Bicicletar visa oferecer à cidade de Fortaleza uma opção de transporte sustentável e não poluente. Projeto da Prefeitura de Fortaleza, operado pela empresa Serttel e com o apoio da Unimed Fortaleza.

O Sistema Bicicletar é composto por Estações inteligentes, conectadas a uma central de operações via wireless, alimentadas por energia solar, distribuídas em pontos estratégicos da cidade, onde os Clientes cadastrados podem retirar uma Bicicleta, utilizá-la em seus trajetos e devolvê-la na mesma, ou em outra Estação. Que hoje em dia tem aproximadamente 50 estações de bicicleta.

PROJETO TEM COMO OBJETIVO
Introduzir a Bicicleta como modal de Transporte Público saudável e não poluente.

Combater o sedentarismo da população e promover a prática de hábitos saudáveis.

Reduzir os engarrafamentos e a poluição ambiental nas áreas centrais das cidades.

Promover a humanização do ambiente urbano e a responsabilidade social das pessoas.


Um projeto de lazer:
Dia de domingo fizeram uma ciclofaixa de lazer, mais organizado, com cones, ajudantes e fiscalização, um programa bem de família ou até pra quem queria se exercitar.
O percurso da ciclofaixa de lazer será Parque do Cocó, Avenida Sebastião Abreu, Avenida Pe. Antônio Tomás, Avenida Virgílio Távora, Avenida DomLuís, Avenida Desembargador Moreira, Avenida Beira-Mar, Avenida Almirante Barroso, Avenida Alberto Nepomuceno, Rua João Moreira e Passeio Público.
Mapa da ciclofaixa de lazer em Fortaleza 









Nenhum comentário:

Postar um comentário